A leitura gera conhecimento social e intelectual e, consequentemente, aumenta o desempenho das pessoas em seus empregos e em seus papeis como cidadãos. Um levantamento da Unesco, com 52 países, mostra que o Brasil tem um dos piores índices de leitura e compreensão de texto. As justificativas tomam várias formas. Tais como desinteresse, o custo e a falta de motivação.
O ato de ler, no conceito da maioria dos brasileiros, vem como uma das últimas alternativas entre suas atividades rotineiras. Antigamente, os livros eram mais acessados como fonte de pesquisa. Com o desenvolvimento da tecnologia, a Internet tomou seu papel. Com tantos meios de entretenimento vindo das inovações tecnológicas, a leitura é deixada de lado. Apesar de haver milhares de revistas e publicações escritas, poucas vezes são lidas integralmente, com interesse e expectativa. A leitura não é vista como sinônimo de diversão, mas sim de obrigação.
Diz-se que a educação vem de casa. Aristóteles afirma que o homem é um ser que aprende imitando. Os exemplos dos pais são fonte de formação para a criança. São muitos os argumentos que defendem que o hábito da leitura deve partir de dentro do núcleo familiar a partir da infância. Contudo, as famílias brasileiras pouco lêem. Desse modo, seus filhos não terão a ideia de que ler traz prazer, conhecimento e aprendizado. Os preços nas livrarias têm baixado nos últimos anos em virtude das tantas campanhas de incentivo a leitura e pela busca por maior acesso da população brasileira.
É preciso levar os livros para dentro de casa, habituar-se a acessá-los com maior frequencia. Dispor de variedades dentro do contexto literário, desde jornais a best-sellers. Possibilitar maior acesso para atrair de forma mais eficaz o interesse de familiares e amigos. É necessário levar em conta a moderação diante das tecnologias como entretenimento, para assim obter atributos à cultura de diversos métodos. Ler é descobrir, viajar sem sair do lugar. Também é crescer. Assim o Brasil cresce com você.
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